Criolipólise

Voltar

A criolipólise foi desenvolvida acidentalmente por cientistas da Universidade de Harvard que estavam pesquisando porque algumas crianças que moram em baixas temperaturas desenvolviam uma atrofia da gordura da bochecha. Eles verificaram que o frio intenso poderia causar a morte de algumas células (cerca de 30% do volume atingido) e desenvolveram um aparelho que mimetiza essa condição para ser usado no tratamento da gordura localizada. O efeito se dá através de morte celular programada dos adipócitos (células de gordura), que são gradualmente “desmontados” e metabolizados pelo nosso fígado. Importante ressaltar que o equipamento é seguro mesmo em pessoas com algum problema hepático, pois já existem estudos científicos que comprovam que essa metabolização em nada interfere no metabolismo hepático normal.

O equipamento consiste de um cabeçote com placas de congelamento associado a um aparelho de sucção que serve para manter a prega de gordura presa dentro deste cabeçote. O aparelho é posicionado sobre uma membrana anticongelante e suga a prega de gordura para dentro do cabeçote. Durante os 3 minutos iniciais haverá um aquecimento da área a ser tratada, para aumentar o fluxo sanguíneo e a nutrição do tecido. Após estes minutos o aparelho começa a gradualmente resfriar até -5º Celsius, mantendo essa temperatura por pelo menos 52 minutos. É importante ressaltar que o equipamento pode chegar até -10º C, no entanto diversos estudos já comprovam que acima de 50 minutos de tratamento os resultados de -5, -8 ou -10º C são semelhantes e trabalhar com -5 é muito mais seguro. Outra informação relevante é que o tratamento não deve ser dolorido e nem deve gerar frio no corpo todo. Além disso, com apenas uma sessão já é possível verificar resultados bastante expressivos, mas o resultado final é observado em torno de 90 dias após o tratamento.

O tratamento da gordura localizada através da criolipólise é muito seguro e eficaz quando realizado de forma correta e com os insumos e equipamentos corretos. A primeira precaução de segurança é saber se o equipamento tem registro na ANVISA, isso garante a segurança e a eficácia do tratamento. Aqui na clínica BYC utilizamos a máquina da Advice, a Crioredux, que tem todos os registros regulares e apresenta excelentes resultados. Alertamos ainda que existem inúmeros estabelecimentos que utilizam equipamentos falsificados, vindos da China. Estes equipamentos na melhor das hipóteses podem gerar tratamentos ineficazes, e no pior caso podem inclusive gerar resultados indesejados como fibroses e queimaduras.

Outro ponto importante é a utilização de membranas anticongelantes originais para o aparelho, sendo que estas membranas não podem ser recortadas ou reutilizadas. Esta membrana serve para proteger nossa pele do congelamento durante o tratamento. O paciente deve sempre exigir que a membrana seja aberta na sua frente e seja descartada logo após o uso, esta prática garante um tratamento com bons resultados e sem intercorrências.

É relevante ainda verificar se existe alguma contra indicação para a realização do procedimento tais como doenças reumatológicas com aumento nos níveis de crioglobulinas (tais como Lupus, síndrome de Sjogren e doença de Raynaud), cirurgias recentes na área (realizadas a menos de 6 meses, incluindo cesareana), gravidez, descontinuidade na pele na região a ser tratada, inflamação ou infecção na área a ser tratada. Também é contra indicado o tratamento em pessoas que tenham uma prega de gordura com menos de 2 dedos de espessura além daquelas que fizeram tratamento de Criolipólise na área a ser tratada a menos de 90 dias.

Para maiores informações ligue 3911-9505 e agende uma avaliação gratuita conosco!

Algumas perguntas freqüentes sobre Criolipólise

O que é Criolipólise?

  • Criolipólise é um tratamento para gordura localizada desenvolvido pela Universidade de Harvard onde as células de gordura são congeladas e posteriormente eliminadas pelo organismo.

Pacientes com problemas no fígado podem fazer o tratamento?

  • Pesquisas recentes demonstram que não há contra indicação para pacientes com problemas no fígado uma vez que a quantidade de gordura metabolizada no tratamento não representa uma sobrecarga relevante ao fígado.

Criolipólise serve para redução de peso?

  • A criolipólise é um tratamento para gordura localizada, onde se busca a redução de medidas de um local específico do corpo. A perda de peso no tratamento é pequena e não relevante para quem precisa reduzir a massa corporal.

Qual o resultado esperado?

  • É esperada uma redução de até 30% do volume da gordura da área tratada, ou seja, do volume que foi succionado e congelado pelo cabeçote do equipamento.

A Criolipólise é dolorida? Sentimos dor no tratamento por Criolipólise?

  • O tratamento é indolor, gerando apenas uma sensação de frio no local tratado. A presença de dor indica que algum aspecto não está correto, como uma membrana falsificada que pode gerar queimaduras na pele, por exemplo. Marcas arroxeadas não são freqüentes, mas quando verificados são passageiros.

Quais áreas podem ser tratadas por Criolipólise?

  • Qualquer área com mais de 2 dedos de espessura de gordura podem ser tratadas. Os locais mais comuns são braços, abdome, culote, flancos e área interna da coxa.

A Criolipólise é indicada para tratamento de celulite?

  • Não existem pesquisas que indiquem redução da celulite após tratamentos de Criolipólise. O aspecto celulítico pode apresentar leve melhora em função da redução da gordura no local.

Criolipólise gera flacidez?

  • Muito pelo contrário, a criolipólise trata a flacidez, como comprovado em um artigo científico publicado em 2014. Foi verificado que a criolipólise leva a um espessamento dos ligamentos entre a pele e os músculos subjacentes tratando desta forma a flacidez de pele. A este efeito eles deram o nome de criodermastringo.

Quais as contra indicações da Criolipólise?

  • A criolipólise é contra indicada para pessoas com doenças reumatológicas, hipersensibilidade ao frio, gestantes, que tenham feito alguma cirurgia na região a ser tratada a menos de 6 meses, que apresentem descontinuidade na pele na região além de infecções ou inflamações na área a receber o tratamento.

Quando começarei a ver os resultados da Criolipólise?

  • Algumas pessoas já conseguem ver alguns resultados 15 dias após a realização do procedimento. Todavia, o resultado final só é obtido após 90 dias.

Voltar